Overview: Mais um (grande) passo
De fato 2016 foi atípico, um ano que após tanta turbulência econômica e política, muitos já diziam: “só quero que o ano acabe”. Mas, esse pensamento não era o mesmo dos empresários de segurança privada. Nós, ao contrário, dizíamos que deveríamos trabalhar os últimos quatro meses do ano como se eles valessem por 12. Estávamos certos.
No dia 29 de novembro, tivemos a alegria de ver nossos esforços recompensados. Após anos de trabalho árduo, diário, enfrentando os questionamentos de quem não acreditava, vimos com muito entusiasmo a Câmara dos Deputados aprovar o Projeto de Lei 4238/12, que institui o Estatuto da Segurança Privada.
Talvez, essa seja a maior conquista do segmento desde a criação da Lei nº 7.102/1983. O Estatuto da Segurança privada fortalece a atividade ao estabelecer regras ainda mais claras para o funcionamento das empresas e ao ajudar a combater a clandestinidade, que é o maior câncer do segmento. Além disso, impulsiona a modernização da atividade e permite que vislumbremos um futuro promissor após anos enfrentando um cenário muito adverso.
Agora, é o momento de concentrarmos nossos esforços na articulação para fazer com que o Estatuto da Segurança Privada seja aprovado no Senado Federal. Esse é o derradeiro passo rumo ao futuro da atividade.
Quero deixar claro aqui que essa conquista não é apenas minha ou da Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist). Essa vitória é de todos os empresários de segurança privada,homens e mulheres que se dedicam de maneira íntegra a melhorar esse segmento que decidimos defender.
Aproveito para agradecer o apoio de todos e a coragem dos presidentes que me antecederam no comando da Federação, pessoas que acreditaram e deram início ao trabalho que nos levou a esse momento.
Que essa conquista sirva de combustível, de estímulo, para que em 2017 estejamos ainda mais unidos para enfrentar os obstáculos que surgem. Que possamos mostrar a todos o porte e a importância da segurança privada.
Conto com todos vocês. Um 2017 de muito trabalho e alegrias!
Um forte abraço.
Jeferson Furlan Nazário