Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Overview: Neste mês de agosto, o Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, realizará a 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (CONSEG). É um evento relevante que possibilita a participação dos integrantes da Segurança Pública e mobilização da sociedade civil, tornando a segurança pública um tema de estudo, debate e renovação.
Segurança é um direito fundamental e a participação popular é o efetivo exercício da cidadania, que vem a colaborar com o Estado na formulação de políticas de segurança pública, que aliadas à ações sociais efetivas contribuem sobremaneira para a prevenção e o controle da violência e criminalidade.
Também no mês de agosto a Polícia Militar comemora o aniversário de 85 anos do ensino policial, tendo por base a data de criação da antiga Companhia Escola (1924), e como parte dos eventos alusivos ocorre o lançamento da 6ª Edição da Revista Preleção.
Oportuno é o pensamento que as Corporações devem investir na constante capacitação profissional e na valorização de seus integrantes, buscando o aperfeiçoamento de métodos e processos para adoção das melhores práticas policiais, visando atender a sociedade com a qualidade e efetividade esperada.
Nessa perspectiva, o pensamento estratégico requer trabalhar com novos paradigmas administrativos, o que implica pensar estratégias para fazer frente às novas demandas da Corporação e seu posicionamento perante o futuro.
Face à demanda de permanente atualização do conhecimento, pensar na utilização de novas modalidades de ensino na Polícia Militar do Estado do Espírito Santo torna-se necessário, vislumbrando implantar sistemas de educação adaptados à realidade policial militar.
Evoluir significa ampliar os horizontes, criar e utilizar novas concepções de atuação profissional integrando-se com o ambiente no qual a organização está inserida, avaliando a atividade de segurança pública e seus novos rumos, de forma a adaptar-se aos parâmetros definidos pela sociedade.