Cenários Prospectivos em Gestão de Riscos Corporativos

Cenários Prospectivos em Gestão de Riscos CorporativosAntonio C. Ribeiro Brasiliano

Publisher Sicurezza

Overview: “Como se podem monitorar prospectivas em segurança pública e privada com a utilização de cenários para o planejamento estratégico das empresas”.

O que fazer para saber algo acerca do futuro com base nas experiências adquiridas até o presente? Como diminuir as incertezas em relação aos riscos certos e possíveis?
Antonio Celso Ribeiro Brasiliano, em sua tese: Cenários Prospectivos em Gestão de Riscos Corporativos – estudo de caso da segurança pública e privada brasileira (Sicurezza, 2010/Rio de Janeiro) – faz da elaboração de cenários uma maneira de transformar a incerteza total em incerteza parcial. Segundo o autor, “este é o objetivo do gerenciamento de riscos ao elaborar cenários prospectivos, específicos de riscos corporativos […], pois o próprio gerenciamento de riscos é a análise de condições futuras”.
O autor explica que as organizações de uns anos para cá começaram a observar e sentir que as consequências em função da concretização dos riscos poderiam ser catastróficas para os negócios. Mesmo levando em consideração que o risco acompanhe o homem e seja inerente à sua natureza com o ganho de amplitude acelerado com a economia globalizada. Os homens e suas respectivas organizações não se encontram preparados para lidar com as possibilidades de eventos incertos que se multiplicam.
Por isso, nota na obra que “para o efetivo gerenciamento de riscos decorrentes das atividades desenvolvidas nas organizações […], é necessária a elaboração de cenários prospectivos para que os gestores tenham a visão holística das variáveis externas, com o estudo de suas respectivas interferências e interações”.
Sobre as contribuições conferidas ao estudo de cenários, Brasiliano cita Schwartz, e escreve que além da escolha de estratégias, outros tipos de contribuição podem ser considerados, tais como: a unificação da linguagem da organização, o auxílio no desenvolvimento de sua criatividade e a criação de redes de informação.
De modo geral, dentre outros objetivos específicos, a tese visa construir um referencial teórico metodológico de monitoração de cenários prospectivos, específico para a segurança pública e privada que facilite a implantação e execução deste processo nas organizações, permitindo aos seus gestores uma melhor compreensão dos riscos que possam impactar os seus negócios.
Portanto, se você quer aprender a identificar as incertezas irredutíveis, aproveitar os conhecimentos disponíveis dos colaboradores da empresa, abarcar perspectivas externas e souber moldar tudo isso à sua organização deve aprender a construir cenários.
A obra de Brasiliano é recomendada porque além de fornecer metodologia para o estudo, relata casos e mostra-se coerente ao demonstrar a própria tese e sua base de partida.