Leonardo Fernandes Souto
Publisher Interciência
Overview: Não há como negar a valorização crescente dos ativos atingíveis no contexto da chamada Economia do Conhecimento. Com isso, cada vez mais, as organizações se deparam com a necessidade de implementar práticas voltadas para a gestão de tais ativos, de modo a propiciar melhores resultados.
Nesse cenário, os processos de gestão da informação e do conhecimento vêm adquirindo um maior reconhecimento como colaboradores para a melhoria do processo de inovação, da eficiência e da eficácia, do valor e do reconhecimento da marca, dentre outros resultados organizacionais.
Diante da capilaridade dos processos de gestão da informação e do conhecimento, que permeiam a diversidade das estruturas organizacionais e suportam a quase totalidade de seus processos, uma vez que informação e conhecimento se apresentam como insumos para a realização das atividades cotidianas e estratégicas, é natural que exista uma pluralidade de profissionais, de distintas áreas do conhecimento, que se dediquem a estudar e a implementar os processos de gestão da informação e do conhecimento.
Assim, esta obra é uma singela contribuição de profissionais com formação em biblioteconomia, inseridos em instituições de valor altamente reconhecido – na condição de técnicos, gestores ou pesquisadores – contando também com a participação de consultores, com atuação nacional e internacional, que compartilharam suas experiências e reflexões acerca da gestão da informação e do conhecimento.