ABCFAV – Associação Brasileira de Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes
Publisher Coordenação Geral de Controle da Segurança Privada do Depart
Overview: O Manual do Vigilante é destinado a uniformizar o ensino de segurança ao vigilante, em sua formação básica. É um compêndio de conteúdos catalogados, desenvolvidos e adaptados para o vigilante, a partir de materiais didáticos destinados à segurança pública e privada.
A metodologia utilizada é a mesma dos anexos da Portaria n° 387/2006-DG/DPF, que alterou e consolidou as regras sobre segurança privada no Brasil.
A citada portaria prevê que o vigilante, após entrar no ramo da segurança privada através do Curso de Formação de Vigilante, deverá voltar compulsoriamente à sala de aula a cada dois anos, não definindo qual extensão ou reciclagem irá realizar. Tal escolha deverá ser feita pelo próprio vigilante, levando-se em conta seus interesses profissionais e sua relação de trabalho.
A reforma curricular apresentada na Portaria 387/2006 tem enfoque no ser humano e na pessoa do vigilante, com objetivo de formar profissionais cidadãos, não apenas técnicos, e de captar no mercado de trabalho pessoas mais qualificadas para que o segmento da segurança privada possa crescer com essas medidas e prover uma melhor segurança à sociedade.
É nessa senda que a segurança privada é complementar à segurança pública.
Esta cartilha é a mais importante, pois é a que trata da Formação do Vigilante. Ela servirá como meio instrucional e material de consulta permanente ao vigilante, tanto em sua formação profissional, como durante sua atividade de trabalho, além de servir para as reciclagens exigidas pela legislação.
Este trabalho é uma realização da ABCFAV – Associação Brasileira dos Cursos de Formação e Aperfeiçoamento de Vigilantes, com a colaboração da Coordenação-Geral de Controle da Segurança Privada da Polícia Federal.