Daniela M. Monte Serrat Cabella, CIPM
Zoox Smart Data
Overview: Um “Privacy Program” ou “Programa de Privacidade” é, pela própria definição de “program”, “um conjunto de medidas ou atividades relacionadas com um objetivo específico de longo prazo”. É por essa razão que se define o conjunto de atividades relacionadas à Privacidade como um “programa” (na tradução direta do termo em inglês), pois são atividades relacionadas com um objetivo de longo prazo.
Nessa linha, um Programa de Governança em Privacidade deve apresentar uma estrutura que dá base para o profissional de privacidade e proteção de dados atuar com segurança de modo a direcionar a organização para ir além da simples conformidade à legislação e contribuir para o bem comum. Essa estrutura deve levar em consideração toda e qualquer legislação de proteção de dados que incida sobre a operação da organização, e deve incorporar a privacidade desde a concepção e por padrão. Quando implementado de forma adequada, contribui para a gestão e longevidade da organização, maior eficiência operacional e fidelização de clientes, e ainda lhe agrega valor, quase como um ativo à parte.
Vivemos um momento de transição para uma nova cultura, de uso sustentável dos dados pessoais. A implementação e melhoria contínua de um Programa de Governança em Privacidade para que essa nova cultura se torne, de fato, uma realidade envolve diversas atividades e demanda um grande esforço e investimento por parte da organização. Conhecendo o tamanho do desafio e sua complexidade, e tendo recebido diversas solicitações de clientes e parceiros para que compartilhássemos a forma como estruturamos o Programa dentro de casa, resolvemos publicar uma versão resumida, no formato de um guia prático, para contribuir com o mercado e facilitar a implementação do mesmo tipo de Programa nas mais diversas organizações.