Risco e Crise – No Contexto da Comunicação Organizacional

Risco e Crise - No Contexto da Comunicação OrganizacionalJones Machado

Universidade federal de Santa Maria

Overview: A comunicação tem papel essencial no processo de gestão e gerenciamento de riscos e de crises. Ela juntamente aos setores específicos das organizações (compliance, gestão de riscos, governança, segurança do trabalho, e outros) se revelam competentes para a prevenção, por dar a conhecer, pela transparência e pela mitigação dos danos, evitando mortes, desgastes de reputação e imagem, ainda mais prejuízos e crises em série.
Para Timothy Coombs (2010, p.25), “A comunicação é a essência da gestão de crises. Uma crise ou ameaça de crise cria uma necessidade de informação. Através da comunicação, as informações são coletadas, processadas em conhecimento e compartilhadas com outras pessoas. A comunicação é crítica em todo o processo de gestão de crises”. No entanto, muitas vezes a comunicação é negligenciada, pois além de não existir a cultura de gestão de crises no Brasil, as práticas de comunicação de crise são igualmente relegadas.
Diante desse cenário nasce o Observatório da Comunicação de Crise, com vistas a ser um espaço de discussão e reflexão, fonte de pesquisa, popularização da ciência e ambiente de geração de novos conhecimentos.
Neste primeiro ano de atuação do Observatório, compartilhamos em nosso portal 10 entrevistas com especialistas e 20 artigos de opinião de professores e gestores convidados. Cada um deles lançou diferentes olhares, a partir de diversas perspectivas, realizando tensionamentos entre teorias, práticas e casos de crise. Catalogamos mais de 100 livros, 150 artigos, 40 capítulos de livro, 50 teses e dissertações, além da publicação de dezenas de notícias e disponibilização de relatórios internacionais, agenda de eventos/cursos e outros links relacionados à área de interesse.

Download