Deloitte
Overview: É com satisfação que apresentamos a pesquisa “Vigilância contra fraudes no Brasil – Estruturas de combate e tratamento a incidências”. Este estudo foi realizado com o apoio da Comissão de Gerenciamento de Riscos Corporativos do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), do Instituto dos Auditores Internos do Brasil (IIA Brasil) e da Associação de Examinadores Certificados de Fraudes do Brasil (ACFE Brasil), a partir de dados compilados pela Deloitte.
Dentro das atuais dinâmica e maturidade do mercado brasileiro, as empresas e toda a comunidade de negócios têm buscado adotar práticas mais estruturadas para gerir os aspectos relacionados a controles, compliance, governança e gestão de riscos de fraudes. O esforço que vem sendo feito nessa direção notadamente tem se traduzido na construção de um ambiente de negócios com práticas em aprimoramento, melhor governança e mais transparência nas relações.
Esse, no entanto, é um tema que exige vigilância constante e disposição para acompanhar o desenvolvimento dos aspectos regulatórios e de mercado que afetam a gestão de riscos nas organizações. Trata-se de um processo em evolução –
e esta pesquisa captura um movimento de melhora, mas também identifica a necessidade de promover ajustes em instrumentos de gestão.
Compreendemos a importância e a sensibilidade desses temas para as empresas, e agradecemos a cada um dos 113 respondentes por terem compartilhado conosco suas estruturas, práticas, experiências e visões a esse respeito. Temos a convicção de que, por meio de uma abordagem franca e transparente, conseguiremos fazer com que o compliance e a governança no Brasil sigam evoluindo ainda mais.