Associação dos Colégios de Defesa Iberoamericanos (ACDIA)
Overview: Este livro resulta do trabalho de cooperação académica realizado no quadro da Associação de Colégios de Defesa Ibero-Americanos (ACDIA), cujas atividades anuais incluem a proposta e desenvolvimento de uma obra sobre tema de interesse comum aos vários colégios. No decurso da conferência realizada em outubro de 2019 na República Dominicana, em boa hora foi decidido escolher o tema Liderança Militar para o volume a editar em 2020. É com grato prazer que apresentamos esta obra por ocasião da XXI Conferência de Diretores da ACDIA, organizada pelo Instituto da Defesa Nacional de Portugal.
Uma primeira observação que se impõe sobre este livro é justamente a da enorme relevância do tema que aborda. A aposta na capacitação e qualificação de pessoas e a valorização do capital humano das organizações são sistematicamente apontados como fatores críticos para o seu sucesso. Talvez mais ainda que noutros contextos, as organizações militares reconhecem esta importância e sublinham particularmente o papel da liderança para a concretização dos objetivos e para a eficácia organizacional.
A pandemia COVID-19 veio reforçar ainda mais o impacto do fator humano na gestão de emergências complexas, nas quais a qualidade das lideranças para a articulação de processos, recursos e instituições se revela decisiva.
Os diferentes capítulos desta obra oferecem contributos variados sobre o tema, os quais podemos classificar em torno de três grandes dimensões: por um lado, a dimensão conceptual/teórica, necessária para alicerçar os modelos e exercício da liderança e conferir-lhe sentido; por outro, a dimensão metodológica, agregando reflexões sobre instrumentos e medidas capazes de implementar e promover uma cultura de liderança; finalmente a dimensão da ação que relaciona o conhecimento produzido com a efetiva operacionalização e aplicação da liderança nos distintos contextos da intervenção militar.
No plano conceptual encontramos propostas que exploram os alicerces teóricos da questão da liderança, identificando os principais valores a ela associados e revisitando autores clássicos e contemporâneos que enformam a literatura académica sobre o tema.
Mas identificam-se também advertências sobre a importância dos contextos e os efeitos da mudança social: as definições teóricas associadas aos modelos de liderança não são imutáveis e a-históricas; pelo contrário, dependem fortemente do contexto social a que se aplicam e não podem ser estudadas isoladamente; nessa medida, a liderança militar, tal como acontece noutros contextos organizacionais, reflete e deve adaptar-se às grandes transformações societais e tecnológicas em curso.