Descripción: O Ano de 2015 chega ao fim. Agora, chegou a hora da virada!
Calma! Esse não é um texto antigo publicado por engano. Compartilho da ideia de que o ano de 2015 não teve apenas 12 meses. Na verdade, ele teve 20 meses. Apenas em agosto de 2016 tenho a sensação que 2015 está chegando ao fim. E explico os motivos.
Os efeitos da crise econômica que se tornaram ainda mais perversos em 2015, somados a crise política instalada no país, “congelaram” o Brasil. É como se todos os dias a gente estivesse lendo as mesmas notícias. A cada dia parecia mais difícil uma saída. Mas, finalmente este mês, independentemente da corrente que sairá “vencedora”, a situação política deve começar a acalmar com o fim do processo de impeachment.
Além disso, mesmo que de forma discreta, a economia começa a dar indícios de que pode melhorar. Um fio de esperança desponta.
Dois mil e dezesseis, na prática, terá apenas quatro meses. Cento e vinte dias que podem ser um divisor de águas. Os segmentos econômicos que se prepararam e que nunca desanimaram com certeza conseguirão melhores resultados.
Nesse sentido, vejo a segurança privada um passo a frente. Nós estamos acostumados a enfrentar obstáculos diários desde que a atividade foi regulamentada no final da década de 60. Além disso, nos últimos meses não nos escondemos esperando a crise passar. Pelo contrário, buscamos soluções e ideias que pudessem impulsionar a nossa atividade. Exemplo disso foi a criação do Fórum de Segurança Privada, que tem permitido o diálogo e troca de informação com empresários e pensadores do segmento.
Também mantivemos o intenso trabalho no Congresso Nacional em busca da aprovação do Estatuto da Segurança Privada. Bem como o combate à clandestinidade. Sei que em relação a essa questão alguns tem esmorecido. Sei que nem sempre as ações fazem o estardalhaço esperado, mas o trabalho de formiguinha não é menos digno. E o objetivo final será atingido. Faremos parte de uma atividade capaz de punir com rigor a contratação da segurança ilegal, tornando nosso mercado mais forte e respeitado.
Por isso, meus amigos, peço que nos quatro meses que 2016 nos reserva possamos trabalhar ainda mais com afinco. Acredito que com o fim das disputas políticas no Congresso Nacional, a tramitação dos Projetos de Lei possam a voltar à pauta com tudo. Com o poder de articulação que adquirimos nos últimos tempos chegaremos ao grande objetivo: a aprovação do nosso Estatuto.
Juntos sempre seremos mais forte.
Seja bem vindo 2016.
Um abraço a todos!
Jeferson Furlan Nazário