Paulo Henrique de Souza Bermejo, Tomás Dias Sant’Ana, Eduardo Gomes Salgado, Lucas Cezar Mendonça, Fábio Henrique dos Anjos, Gustavo de Freitas Alves, Guilherme Henrique Alves Borges, Daniel do Prado Pagotto, Rodrigo Martins Pagliares, Iara Ferreira Pinheiro, Inessa Laura Salomão, Priscila Daniel de Paiva Gama e Silva, Thiago José Galvão das Neves
Descripción: Com o advento da “nova gestão pública”, ferramentas inovadoras precisam ser desenvolvidas para apoiar o processo decisório na Administração Pública, de forma a atender aos complexos desafios atuais.
Ressalta-se que a Plataforma FOR, foco do presente livro, vem para colaborar exatamente nesse sentido, com o propósito de suportar as decisões dos gestores públicos sob a perspectiva gerencial de riscos, tendo como base as prioridades organizacionais.
Dessa forma, os autores definem a Plataforma FOR como um conjunto de soluções que visam melhorias na gestão pública voltadas ao estímulo da cultura para inovação, ação estratégica e controle dos riscos organizacionais.
Para tanto, duas ferramentas foram desenvolvidas no âmbito da Plataforma FOR:
- ForPDI, voltada para a gestão estratégica, visa acompanhar em tempo real, de forma colaborativa e eficiente, os resultados considerados prioritários pela organização; e
- ForRisco, destinada à gestão de riscos, tem como finalidade organizar e planejar recursos minimizando possíveis impactos negativos provindos de riscos organizacionais.
A riqueza de evidências positivas (vide os estudos de caso apresentados neste livro) não deixa dúvidas sobre as vantagens para os gestores públicos ao adotarem os métodos e as ferramentas propostos pela Plataforma FOR com vistas a melhorar os resultados organizacionais.
Portanto, a obra em questão é um convite provocativo para reflexões teóricas e inovadoras entre os estudiosos sobre a “nova gestão pública”. Além disso, provém valor agregado e conhecimento técnico e gerencial aos gestores públicos para tratarem os riscos organizacionais com foco estratégico voltado ao atingimento dos resultados prioritários.