Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP)
Résumé: No contexto industrial, onde a qualidade e segurança de produtos são itens inegociáveis, há uma intersecção crucial entre a necessidade de garantir a integridade dos produtos e conviver com a complexa realidade dos mercados ilícitos movidos por atividades criminosas organizadas. Enquanto as empresas se esforçam para garantir a segurança dos seus produtos em todas as etapas do ciclo produtivo, desde a fabricação até a distribuição, enfrentam também os desafios impostos pelos mercados ilegais que ameaçam a segurança dos consumidores, a integridade das marcas, e a saúde das empresas.
Os mercados ilícitos, movidos por atividades criminosas organizadas, representam uma ameaça significativa, alcançando a marca de bilhões de reais em todo o território nacional. Segundo o Anuário de Mercados Ilícitos Transnacionais em São Paulo, publicação anual divulgada pela FIESP, apenas no estado em 2023, foram cerca de R$ 23 bilhões movimentados, considerando somente os nove segmentos de maior monta econômica e financeira analisados em série histórica pelo relatório – alimentos e bebidas, químicos, tabaco, brinquedos, vestuário, eletrônicos, automotivo, higiene e medicamentos.
Para auxiliar as empresas nesse cenário multifacetado, o Departamento de Defesa e Segurança (DESEG) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) elaborou o “Guia Orientativo – Segurança de Produto: Roteiro para minimizar perdas e proteger sua empresa.”. Este Guia aborda não apenas os aspectos essenciais da segurança de produto, incluindo conceitos-chave, principais ocorrências e impactos na sociedade e na economia, mas também explora as interconexões entre a segurança de produto e os desafios impostos pelos mercados ilícitos.