Gestão de Risco Operacional em Shopping Center

Gestão de Risco Operacional em Shopping CenterAntonio Carlos Tammenhain

Editor Sicurezza

Descripción: O que você prefere?
Fazer compras em lojas de rua ou em Shoppings Center e grandes lojas ou mercados com grandes variedades de produtos ou serviços?
Principalmente para aqueles que moram nas grandes metrópoles, as horas do dia são sempre insuficientes tanto para os nossos afazeres quanto para os nossos lazeres. A solução, então, encontrada pelos habitantes das cidades, é dirigir-se para um único lugar para satisfazer seus desejos econômicos: um Shopping Center.
Até mesmo em cidades menores, os shoppings são lugares atrativos por oferecerem tanto mais variedades de produtos quanto por reunir num único local, diferentes tipos de serviços. Assim, torna-se mais “econômico” e até mais divertido fazer compras..
Grandes lojas e supermercados, de estrutura semelhante à de um shopping Center também podem ser compreendidas pela obra Gestão de Risco Operacional em Shopping Center: a segurança que o cliente não vê (Sicurezza, 2010).
Outro motivo de peso na escolha do cliente pelo shopping ao invés da rua está na questão da estrutura de segurança oferecida. É nesse sentido que Antonio Carlos Tammenhain aborda essa questão que parece tão óbvia, mas que ainda não havia sido discutida de maneira comprometida no meio editorial.
“Contando com oito anos de serviço ativo no Exército, quando conheci no MBA, os métodos e ferramentas de Gestão Estratégica de Risco, eu já somava mais de 25 anos em atividades de segurança”. Nas palavras do autor vê-se que além de conhecimento técnico, ele possui muita experiência prática.
Segundo ele, o livro, no entanto, não é um manual de instrução para um Chefe de Segurança de Shopping Center, porque seu objetivo não é demonstrar técnicas operacionais. A obra aborda um leque mais amplo, fornecendo “importantes conhecimentos para que o leitor possa entender o envolvimento estratégico que um Gestor de Risco deve ter em todo o contexto da organização, pura e simplesmente, sabendo associar as suas atribuições aos conceitos de Planejamento Estratégico, Objetivo Estratégico, fator Crítico de Sucesso e Risco Estratégico”.
Na obra, super didática, o autor introduz o texto com as devidas definições dos termos em análise como shopping Center e empreendimentos comerciais, bem como seus panoramas históricos baseados em dados oficiais. Após adentrar no organograma de estrutura organizacional para possibilitar aos leitores uma visão macro do assunto que também pode ser adaptado para qualquer organização.
Segue detalhando as funções relativas aos shoppings Center de profissionais oficiais como: vigilância sanitária, Conselho Regional de Engenharia Arquitetura e Agronomia, Polícia Militar, Prefeituras, etc. Depois lista temas de preocupação dos shoppings como: meio ambiente, lixo, esgoto, etc.
Após esse panorama básico geral inicia sobre a Gerência de Operações nos shoppings. O capítulo seguinte trata do tema tão importante em gestão de Riscos e previsto pela norma ISO 31000: a comunicação. Neste caso, entre os departamentos da organização.
A Segurança em Shopping Center é tema do quinto capítulo, abrindo caminho para as discussões mais específicas do sexto: Gestão de Risco, Gestão de Crise e Continuidade de Negócio e Senso de Urgência.
Sua contribuição prática encontra-se no estudo de caso de sétimo capítulo, onde o autor tenta contemplar todas as situações e processos relacionados à questão da segurança.