Niall Ferguson
Maison d’édition Planeta
Résumé: Um dos principais e mais polêmicos historiadores contemporâneos, o britânico Niall Ferguson afirma neste livro que o século XX foi o mais violento de todos os tempos. Desprovido de uma agenda ideológica e sempre apoiado em fatos, números e estatísticas, explica o que levou a humanidade a cometer tantas atrocidades. Ferguson analisa em detalhes não só as grandes guerras mundiais, mas conflitos que mataram milhares, como as guerras da Coreia, da China, Irã-Iraque, e regimes genocidas, como o soviético, o alemão, o turco e o da Ruanda, entre outros.
Mas o que levou a tanta violência? O historiador identifica três fatores para o surgimento de embates em todas as partes do mundo: desacordos étnicos, votalidade econômica e impérios em declínio.
Além de provocar um novo olhar para o século passado, o grande mérito de Ferguson é discutir as perspectivas para o século XXI. Segundo ele, o Ocidente vai continuar sendo desafiado por potências emergentes como a China ao mesmo tempo que irá depender cada vez mais da mão de obra estrangeira. Dilemas que, se não forem enfrentados e resolvidos, podem levar a novas guerras.