Alexandre Fernandes e Amaury Vieira
Résumé: O ser humano vem se adaptando ao longo dos milênios. Com o objetivo de sobreviver e com um cérebro grande em comparação com o de outros animais, distinguiu-se entre as espécies, desenvolvendo habilidades inigualáveis e tornando-se o que somos hoje. Sentimentos e engenhosidade nos deram capacidade de criarmos, nos aventurarmos, amarmos, odiarmos, mas sobretudo nos adaptarmos para sobreviver.
Ao passar dos milênios, os ambientes e seus predadores mudaram a ponto de, atualmente, nos encontrarmos em selvas urbanas e tendo como uma das maiores ameaças o próprio ser humano!
Ainda temos lembranças de, em um passado próximo, nos deslocarmos pela cidade sem nos sentirmos ameaçados, mas nos dias de hoje, no nosso Brasil, andar a pé ou por meio de outro tipo de locomoção deixou de ser algo instintivo: tornou-se uma habilidade que devemos adquirir.
Nós e nossos jovens precisamos nos acostumar a essa nova realidade, totalmente diferente e em constante estado de mudança, onde as condutas de segurança são imprescindíveis para um adaptado “Andar Urbano”.