João Souza Neto, Diana Leite Nunes dos Santos, Suzana Pessoa
Résumé: Este livro está organizado em 13 capítulos, sendo o primeiro uma introdução. O capítulo 2 aborda os conceitos e definições de Governança de TI. O capítulo 3 detalha o framework COBIT nas suas versões 4.1 e 5. O capítulo 4 trata do Sistema de Administração de Recursos de Informação (SISP) e da Estratégia Geral de TI (EGTI). O capítulo 5 tem por tema os levantamentos de Governança de TI do TCU de 2007, 2010 e 2012, além de outros levantamentos realizados pela Universidade Católica de Brasília. O capítulo 6 discorre sobre o Planejamento Estratégico de TI (PETI) e o Plano Diretor de TI (PDTI). O capítulo 7 descreve estruturas de Governança de TI tais como Comitê Estratégico de TI e Comitê Diretivo de TI. O capítulo 8 é sobre a Instrução Normativa SLTI 04/2010, suas fases e principais processos. O capítulo 9 tem foco em segurança da informação, nas normas que tratam do tema e nas recomendações de segurança da informação do framework COBIT. O capítulo 10 aborda o gerenciamento de serviços de TI na APF, com ênfase nos livros do ITL v3 2011. O capítulo 11 detalha o e-PING, ou seja, padrões de interoperabilidade de governo eletrônico. O capítulo 12 descreve a metodologia de gerenciamento de projetos do SISP, enquanto que o capítulo 13 detalha o processo de software para o SISP.
Os autores esperam que este livro possa auxiliar os gestores públicos ao lhes fornecer subsídios para uma melhor compreensão desses importantes tópicos na estruturação de uma área de TI com Governança e gestão efetivas. No entanto, com este trabalho os autores não pretendem gerar um guia ou método a ser seguido, pois, a exemplo do PDTI ou da metodologia de gerenciamento de projetos do SISP, já existe uma extensa documentação com modelos de documentos que podem ser utilizados, há diagramações de processos para serem seguidos e especificação de papéis que podem ser adaptados a cada caso.
Portanto, este livro tem como objetivo maior disseminar o conhecimento dos autores acerca de uma visão holística da Governança de TI nos órgãos públicos. Para isso, os conceitos fundamentais de Governança e gestão foram entrelaçados com a rica documentação fornecida pelo SISP com o propósito de fornecer subsídios aos gestores para que estes desenvolvam e incrementem o panorama atual da Governança de TI.