Rui Pedro Lourenço (Coord.), Catarina Frade, José Manuel Mendes, Luís Alçada-Almeida, Manuel Paulo Albuquerque Melo, Pedro André Ribeiro Madeira Cunha Cerqueira, Sarah Carreira da Mota
Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e CNCS
Résumé: O presente relatório é o primeiro publicado pelo Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança no âmbito da sua Linha de Observação Políticas Públicas. No quadro da sua missão, o Observatório de Cibersegurança tem como um dos seus objetivos:
“(…) fornecer dados para a criação de políticas públicas informadas e conscientes do estado do país nesta matéria. Ao mesmo tempo, pretende mapear as políticas que são desenvolvidas de modo a fornecer um panorama e umacomparação entre países, identificando claramente a posição de Portugal a este respeito. A linha de observação Políticas Públicas pretende dar resposta a esta necessidade.”
Para concretizar este objetivo foram determinadas duas tarefas. A primeira consistia num levantamento e sistematização tão exaustivo quanto possível das Estratégias e Programas Públicos nacionais relacionados com a cibersegurança. A segunda tarefa compreendia uma identificação e análise de indicadores disponíveis sobre perceções dos cidadãos na interseção entre políticas públicas e segurança do ciberespaço, indicadores esses que, não só dessem conta do panorama nacional, mas também permitissem conhecer o posicionamento de Portugal no contexto da União Europeia.