Cultura Organizacional e Gestão Estratégica

Cultura Organizacional e Gestão EstratégicaFrancisco Conejero Perez, Marcos Cobra

Maison d’édition Atlas

Résumé: A cultura organizacional talvez seja o espelho da alma de uma instituição. Compreender o seu significado e a sua importância é essencial na formulação estratégica, pois é parte do processo de gestão empresarial. E a compreensão dos exemplos de cultura organizacional das companhias aéreas brasileiras é um fator chave para o sucesso em outros segmentos da atividade.

O glamour das empresas aéreas sempre atraiu estudiosos do setor e também de outros ramos de negócio. A Varig e a TAM, e mais atrás a Real e a Panair, foram paradigmas de empresas de sucesso. Rubem Berta estava para a Varig assim como o Comandante Rolim estava para a TAM e Lineu Gomes para a Real e Simonsen para a Panair, talvez. Em seus momentos de esplendor essas empresas serviram de guia e inspiraram a gestão de diversos tipos de negócios. A TAM do Comandante Rolim tinha um slogan: “O Jeito TAM de voar”, mas por trás disso havia “O jeito TAM de administrar”, simples, inspirado em frases de efeito do Rolim, quase uma administração intuitiva, mas de grande sucesso.

Entender o papel da cultura dessas organizações é parte do desafio deste livro.

As empresas aéreas foram talvez as primeiras a exercitar o “Prazer de servir”, partindo do conceito de que cliente satisfeito é cliente que volta a ser cliente. Nas empresas de táxi aéreo, essa máxima sempre foi seguida à risca.

Em suma, a cultura não é estática, por isso é preciso realizar com frequência uma pesquisa da sua influência nas ações estratégicas da empresa e na forma como os funcionários a veem. Portanto, é importante ter uma ouvidoria da cultura organizacional, para dessa maneira identificar tendências e expectativas, através de comitê para atualizar os valores culturais da organização.

Obra recomendada para profissionais das áreas de gestão estratégica, planejamento estratégico, marketing, gestão de pessoas e gestão de competências e empresários do setor de transporte aéreo. Leitura complementar para as disciplinas Cultura das Organizações, Planejamento Estratégico e Gestão de Competências do curso de Administração em nível de graduação e pós-graduação.