Enterprise Risk Management e o seu Impacto no Desempenho das Empresas

Enterprise Risk Management e o seu Impacto no Desempenho das EmpresasAndré Miguel Pereira Teixeira

Résumé: Nos tempos de incerteza económica e financeira atuais, a gestão de risco ganhou novas responsabilidades dela se esperando um contributo para a prevenção de futuras crises. É neste contexto de renovado interesse sobre a temática de gestão de riscos que foi elaborada a presente dissertação.
Subordinada ao tema “Enterprise Risk Management (ERM) e desempenho das instituições financeiras nacionais”, consistiu num estudo dos resultados e rendibilidades apresentadas por essas entidades e a sua associação com o processo de gestão dos riscos. Também foram considerados na análise os efeitos do Acordo de Basileia III, do programa de assistência financeira e a problemática da dimensão dos ativos sobre os valores reportados da rendibilidade.
No desenvolvimento do estudo recorreu-se aos relatórios e contas de seis das mais representativas instituições bancárias a operar no mercado português, no período compreendido entre o segundo semestre de 2011 e o primeiro semestre de 2013. Os dados recolhidos sobre os indicadores de capital, de alavancagem, de liquidez e de desempenho, permitiram medir a eficiência do processo de gestão do risco dessas entidades.
A investigação obteve evidências que comprovam a hipótese de que existe uma correlação positiva entre a eficiência de um processo ERM numa instituição bancária e o seu desempenho.
Contudo, fez-se uma chamada de atenção para as limitações da análise em termos da representatividade da amostra e do contexto temporal a que reporta sendo fonte de potencial enviesamento.

Télécharger