Lorenzo Parodi
Maison d’édition Brasport
Résumé: Livro Falsificação de Documentos em Processos Eletrônicos: como detectar e comprovar através de documentoscopia em documentos digitais e outras técnicas
A difusão, nos tribunais brasileiros, a partir da Lei nº 11.419/2006, dos chamados “processos eletrônicos”, nos quais toda a documentação encartada, inclusive aquela probatória, é oferecida no formato eletrônico, estimulou a ocorrência de falsificações por meios digitais. Tal processo é facilitado pelo acesso difuso e barato a modernos equipamentos informáticos e a poderosos softwares gráficos.
Documentos falsificados digitalmente são utilizados para as mais variadas finalidades, desde criação de empresas, abertura de contas bancárias e realização de operações comerciais ou financeiras até a produção de provas falsas em processos judiciais.
A gama de usos de documentos falsificados digitalmente é extremamente ampla e abrange múltiplos e fundamentais aspectos de segurança.
Este livro trata questões de documentoscopia e grafoscopia relacionadas a documentos de todos os tipos, falsificados, ao menos em parte, por meios digitais e/ou apresentados em formato digital, mesmo que sucessivamente produzidos também em formato cartáceo.
Também são tratadas outras técnicas e metodologias que podem ser utilizadas para detectar falsificações em e-mails, imagens e outros tipos de documentos digitais.