Sílvio R. I. Pires
Maison d’édition Atlas
Résumé: Este livro apresenta um excelente resumo dos conceitos-chave da área. É um campo de estudo emergente que apresenta muitos novos desenvolvimentos – que necessitam ser vistos em um contexto global. Este livro fornece esse contexto, com conceitos-chave e terminologia, além dos assuntos práticos envolvidos na implementação da gestão da cadeia de suprimentos. Outro benefício encontrado na obra é a integração com assuntos específicos de logística, tecnologia de informação e e-business.
O texto inicia com a apresentação da gestão da cadeia de suprimentos em um contexto histórico, mostrando como tem havido uma evolução natural dos usuais sistemas de melhoria do desempenho de uma fábrica isolada – como controle de estoque, programação da produção, just-in-time e sistemas avançados, incluindo o enterprise requirements planning (ERP). Gestão da cadeia de suprimentos também trata de questões relevantes no tocante a sistemas e tecnologia de informação. No final do dia, é sempre necessário desenvolver sistemas e procedimentos concretos para que as operações diárias sejam realizadas rotineiramente. Temos uma longa história sobre o desenvolvimento desses sistemas, mas, agora, muitos deles precisam ser substituídos por outros novos – que tenham o foco na otimização de toda a cadeia. Ao mesmo tempo, quase todas as grandes empresas fizeram recentemente pesados investimentos em sistemas, como em ERP. A integração desses sistemas com os de suporte à gestão da cadeia de suprimentos são um desafio-chave.
O livro descreve algumas das práticas mais recentes que estão sendo adotadas em empresas de ponta, como as abordagens de planejamento colaborativo, desenvolvimento da resposta eficiente do consumidor no setor de produtos de consumo, estoque gerenciado pelo fornecedor, apoiado por sistemas baseados na Internet (e-based systems) e envolvimento do fornecedor desde a fase inicial de desenvolvimento do produto (early supplier involvement – ESI), em que fornecedores e clientes trabalham conjuntamente no projeto e no lançamento de novos produtos. Cada uma dessas abordagens requer o desenvolvimento de verdadeiras mentalidades de parceria na cooperação das empresas que formam a cadeia de suprimentos – e o “desaprendizado” da clássica ideia de soma zero nas relações entre empresas.
Uma vantagem final deste livro é seu foco prático baseado em muitos estudos de casos e extensiva pesquisa de campo. Esse foco é crítico para superar o ceticismo natural que muitas pessoas têm em relação à parcerias na cadeia de suprimentos. O livro apresenta idéias significativas sobre as melhores práticas no setor automobilístico e de computadores. Seu foco no Brasil é especialmente interessante, uma vez que algumas das práticas mais inovadoras do setor automobilístico estão sendo desenvolvidos nesse país.