Guia das Melhores Práticas de Governança para Institutos e Fundações Empresariais

Guia das Melhores Práticas de Governança para Institutos e Fundações EmpresariaisGIFE, IBGC

Résumé: Os princípios e práticas da boa Governança vêm se consolidando como instrumentos para alavancar e impactar positivamente os resultados em qualquer tipo de organização, independentemente do seu porte ou natureza jurídica, seja ela uma instituição pública, empresarial ou integrante do terceiro setor. Para as organizações da sociedade civil em especial, adotar boas práticas de Governança se tornou indispensável para garantir a legitimidade e relevância do setor.

Este é o caso das fundações e institutos empresariais, que, cada vez mais, devem ter em seus planejamentos estratégicos e na relação com os diversos atores envolvidos no processo – mantenedores, poder público, conselhos, integrantes, fornecedores e, principalmente, a comunidade beneficiada – uma postura norteada pelos conceitos básicos da boa Governança.

O Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais surgiu como resposta a essa demanda e se tornou um instrumento fundamental para orientar organizações da sociedade civil, em especial fundações e institutos empresariais, na condução de mudanças efetivas e positivas no seu processo de Governança. Ao oferecer recomendações objetivas, que reforçam a relevância das melhores práticas, o Guia consolida as lições aprendidas no que diz respeito à boa administração dessas organizações, em um ambiente autorregulado.

Ao apoiar a revisão do Guia de Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais e a publicação de sua 2ª edição, esperamos reforçar a relevância das melhores práticas e, assim, otimizar o valor das fundações e institutos empresariais, facilitando o seu desempenho, contribuindo para a sua longevidade e, sobretudo, alavancando todo o setor.

Télécharger