Implementando a Gestão de Riscos no setor público

Implementando a Gestão de Riscos no setor públicoEnap – Escola Nacional de Administração Pública

Résumé: Olá! Seja bem-vinda(o) ao curso Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público, concebido pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) em parceria com a Enap em 2017 e adaptado, no mesmo ano, para ser ofertado na modalidade a distância.
O curso foi desenvolvido com foco na necessidade de implementação da Metodologia de Gerenciamento de Riscos, no contexto do Modelo desenvolvido pelo MP (Política, Instâncias de Supervisão, Metodologia e Solução Tecnológica). Esta metodologia tem por finalidade orientar a identificação, a avaliação e a adoção de respostas aos eventos de riscos dos processos da unidade, bem como instruir sobre o monitoramento e reporte.
A incerteza ou o risco é inerente a praticamente todas as atividades humanas. No mundo corporativo onde as empresas estão expostas a uma miríade de incertezas originadas de fatores econômicos, sociais, legais, tecnológicos e operacionais, a gestão de integridade, riscos e controles internos é crucial para que se alcancem os objetivos estratégicos.
Algumas das funções da gestão de riscos são assegurar o alcance dos objetivos, por meio da identificação antecipada dos possíveis eventos que poderiam ameaçar o atingimento dos objetivos, o cumprimento de prazos, leis e regulamentos etc., implementar uma estratégia evitando o consumo intenso de recursos para solução de problemas quando esses surgem inesperadamente, bem como melhorar continuamente os processos organizacionais.
No ambiente de trabalho, muitas vezes as organizações se deparam com fatores internos e externos que tornam incerto o êxito do atingimento dos objetivos do projeto ou da atividade que se encontra em desenvolvimento. Independentemente da área em que se atua, e até na vida pessoal, os riscos podem afetar o andamento da ação, levando-a a uma direção completamente diferente daquela inicialmente planejada.

Télécharger