Nivio Júnior Lewis Delgado
Fundacred
Résumé: Desde 2017, temos um Comitê de Segurança da Informação ligado diretamente à direção e, a partir de 2018, implantamos um programa específico para recepcionar a Lei Geral de Proteção de Dados, dispositivo legal que dispõe sobre normas internacionalmente consagradas, gerando convergência e dando melhor sentido para alguns princípios e regras já previstos no ordenamento jurídico brasileiro.
Em 2019, nosso time de gerentes, supervisores e coordenadores recebeu treinamentos, ultrapassando centenas de horas em capacitações. Todas as áreas da organização participaram e ainda participam dessa jornada. Provedores de
conteúdo e especialistas em Direito Digital, Privacidade e Proteção de Dados como Insper, Opice Blum Academy e Data Privacy Academy foram fundamentais para nossa conscientização.
Desde a concepção do programa, tínhamos consciência de que esta seria uma oportunidade valiosa de, novamente, colaborarmos com a construção de um ambiente de melhor convivência onde atuamos. De imediato, houve uma forte identificação do time com os princípios que a LGPD trouxe.
No decorrer do processo de implantação do programa e durante a jornada de implementação, percebemos o quanto de ganho, tangível e intangível, poderíamos obter. Inúmeros processos que já considerávamos lean foram revistos e tornados ainda mais enxutos, gerando economias importantes, além da redução de resíduos, inclusive digitais.