Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI
Résumé: O modelo de gestão de riscos do INPI tem como premissa básica a avaliação de riscos dentro dos processos organizacionais, e está apoiado em diretrizes da norma ABNT NBR ISO 31000:2009.
A gestão de riscos é um importante instrumento de apoio para garantir que os eventos identificados com potencial impacto negativo sob a atividade ou processo sejam tratados de forma apropriada e tempestiva de modo a não prejudicar o atingimento dos objetivos ou metas institucionais. Portanto, ela pode e deve ser aplicada a toda a organização (ou em todos os processos e atividades do INPI).
Os controles internos criados no gerenciamento dos riscos devem ser cuidadosamente dimensionados, uma vez que a implementação de controles complexos e demasiadamente burocráticos para eventos com nível de risco baixo, por exemplo, podem gerar um alto e desnecessário custo administrativo ao processo, podendo comprometer, inclusive, o alcance dos objetivos da organização – o que não se justificaria.
Porém, importante observar que, mesmo havendo uma metodologia de gestão de riscos, ela só cumprirá efetivamente seu papel se existir, integrado à gestão da organização, processos e atividades bem definidos e em conformidade com as normativas de qualidade previamente estabelecidos.