Lier Pires Ferreira, Pedro H. Villas Bôas Castelo Branco, Ricardo Rodrigues Freire
Maison d’édition Processo
Résumé: Este “Manual de Segurança & Defesa” trata de maneira clara e concisa dos mais relevantes temas afetos à Segurança e Defesa Nacionais. Graças aos pormenores de cada um dos seus capítulos e a maneira didática como eles se desenvolvem, a obra é uma ferramenta útil tanto para os iniciantes na epistemologia da Segurança, da Defesa e dos Estudos Estratégicos, como para aqueles, já imersos nessas áreas do conhecimento.
Didaticamente, o conteúdo textual está subdividido em três partes distintas, de forma a permitir, primeiramente, que os temas peculiares dos instrumentos da Segurança e da Defesa Nacionais não sejam estudados de maneira apartada daqueles ligados às origens do Estado, das questões do Poder e do relacionamento entre as nações. Também, dedica-se a esclarecer detalhes técnicos quanto ao funcionamento do estamento militar brasileiro, sem descuidar-se do sistema de capacitação dos recursos humanos que irão integrá-lo.
Como “a logística é quase tudo, só não é o combate”, conforme nos ensinou o Barão de Jomini, o livro aborda com riqueza de detalhes as mazelas da mobilização de recursos humanos e materiais, da economia, da ciência e tecnologia e da base industrial de defesa brasileira, assuntos esses fundamentais para um país que almeja organizar uma estrutura sólida e resiliente para proteção de seus cidadãos.
Desenvolver uma mentalidade de segurança e defesa numa sociedade habituada a um convívio amistoso com outras nações não é fácil. Dadas as características históricas da formação e evolução política do Brasil, existe aqui uma baixa percepção de ameaças advindas do ambiente externo. Todavia, como onde há muita riqueza, existe cobiça, o Brasil, sendo um país tão rico em recursos de toda ordem, não deve e não pode se descuidar de sua proteção.
Neste compêndio de conhecimentos, retratados por autores de reconhecida capacidade nos temas que abordaram, além do ineditismo, uma valiosa ferramenta para semear a cultura de segurança e defesa no Brasil, como preconizado nos mais altos documentos normativos da Defesa Nacional do país.