Secovi – SP, Haganá
Résumé: Nada mais atual do que discutir o compartilhamento de qualquer tipo de serviço e a aceleração tecnológica em todos os segmentos. Na segurança, vivemos a mesma realidade. Apenas para dar um exemplo dessa aceleração: a Haganá dispõe de tecnologia de reconhecimento facial desde 2012.
Apesar desses anos todos, apenas no ano de 2020 instalamos praticamente a mesma quantidade que foi comercializada nos outros sete. E isso é apenas o começo.
Acredito muito que o mesmo fenômeno se dará com a utilização das portarias remotas ou virtuais. Essa realidade será possível não apenas pelo avanço tecnológico. É a disposição de utilizar a tecnologia ao nosso favor que mudou, e de uma forma radical.
Estamos na era da tecnologia, da informação e do compartilhamento. Ignorar isso poderá fazer com que qualquer empresa que tem mão de obra massiva desapareça, como vimos com tantas empresas de outros segmentos. Assim, este trabalho não busca comparar qual a melhor solução. Busca dar as melhores recomendações e práticas para cada caso e, assim, tirar o melhor proveito de cada situação. O mercado é muito diverso, seja de opiniões, necessidades e de recursos e, como sempre, insistimos: fazer qualquer coisa é melhor do que não fazer nada.
Abraçar a tecnologia nos leva, como pessoas e empresas, a outro patamar, mas somente se soubermos usá-la com sabedoria e ponderação. O equilíbrio é a chave para o sucesso em muitas áreas e acredito que este também seja o caso.
Por esse motivo, este manual é tão atual, pois o mesmo traz as adequações físicas, tecnológicas e humanas tanto para os locais que optam ou que necessitam de uma portaria presencial, quanto para aqueles que estão dentro do perfil e que também estão prontos para seguir em outro passo.
Na Haganá, temos a iniciativa de adotar a tecnologia em nosso discurso e em nossas ações. Por isso, com muita naturalidade, também nos especializamos em portarias remotas. Como sociedade, empresa e pessoas, temos muito a ganhar se conseguirmos aplicar os nossos recursos de forma inteligente e equilibrada.
E é essa a nossa missão e vocação.