Narrativas da Violência – Institucionalização – Textos de Análise 4

Este relatório apresenta resultados parciais da segunda etapa de abordagem utilizando técnicas de pesquisa qualitativa, complementar à análise da associação entre juventude e exposição à violência, que integrou o Projeto Juventude e Prevenção da Violência, realizado pelo Ministério da Justiça no âmbito do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud) e o Instituto Sou da Paz.

A etapa que ora se apresenta chamou-se Narrativas da Violência: Institucionalização, e foi realizada em 2009 e 2010 por meio de entrevistas exploratórias com adolescentes internados e jovens apenados em 14 Estados, com ênfase nas capitais (com exceção de Luziânia, em Goiás).

Foram realizadas 214 entrevistas exploratórias, sendo 123 gravadas e transpostas para um banco de dados do software NVivo, a partir do qual foram feitas as análises apresentadas neste relatório. As entrevistas cujas gravações não foram autorizadas ocorreram nos estados de Rio de Janeiro e em São Paulo, sendo os dados coletados a partir das anotações do pesquisador (registros de campo). As notas metodológicas desta etapa encontram-se no apêndice (Anexo A) deste relatório.