KPMG
Résumé: A fraude é um problema global crônico existente desde os primórdios da humanidade, capaz de gerar danos reputacionais irreversíveis, grande volume de gastos em remediação e recuperação, além de impactar diretamente na qualidade de vidas de milhões de pessoas.
Ela representa um ônus econômico pesado sobre a sociedade, por isso, dado o seu alto nível de relevância, a KPMG tem preparado e divulgado globalmente informações sobre as tendências de fraudes e desvios de conduta.
A pesquisa, que teve sua primeira edição realizada globalmente, traz, esse ano, dados especificamente levantados no Brasil, de forma inédita.Para este relatório, tivemos a participação de profissionais representando praticamente todas as regiões do país e segmentos de mercado, que preencheram um questionário detalhado para gerar dados estatísticos, a fim de traçar o perfil do fraudador e contribuir para a evolução dos mecanismos de prevenção, detecção e resposta aos casos de fraudes no Brasil.
Nesta primeira edição brasileira, foram consideradas perguntas que têm como objetivo melhorar a prática de investigações no Brasil, deste modo, apresentando insights que nortearão a tomada de decisões das companhias e profissionais na definição da equipe de trabalho, estrutura tecnológica, evolução do programa de compliance, entre outros assuntos relevantes ao tema.
Nesta pesquisa, exploramos também como as fraudes cibernéticas estão posicionadas dentro desse universo, e como a evolução dos controles e ferramentas tecnológicas contribuem ativamente para a mitigação dos casos de fraudes nas empresas. Concluímos este relatório com as nossas sugestões de combate à fraude em um ambiente em que as ameaças estão em constante mudança.
Este relatório tem a intenção de ajudar empresas e profissionais a entenderem esse complexo campo de conhecimento e de que maneira ele provavelmente mudará no futuro. Também esperamos que a nossa pesquisa contribua para uma discussão global sobre aprimoramento de mecanismos de combate à fraude e à corrupção. As empresas, os governos e a sociedade em geral têm interesse direto no resultado dessa discussão.