KPMG
Résumé: A Gestão de Riscos faz parte da agenda executiva global, uma vez que as empresas enfrentam uma série de desafios cada vez mais complexos. Os riscos e as oportunidades estão presentes no dia a dia, e as empresas que não conseguem gerenciá-los de forma adequada colocam em “xeque” seu futuro.
As empresas não procuram apenas uma visão retroativa, de espelho retrovisor, mas também uma visão do para-brisa sobre aonde estão indo e como navegar pela paisagem de riscos, oportunidades, avanços dos requisitos regulatórios, concorrência e globalização. Além disso, a economia global continua a ser frágil e os mercados emergentes são desconhecidos para muitos Executivos.
Esses obstáculos muitas vezes crescem mais rápido do que as habilidades das empresas para responder a eles e o ambiente complexo do mercado requer uma capacidade ainda mais forte das empresas em dominar e otimizar o processo de Gestão de Riscos.
Esta é a principal mensagem da 1ª edição da Pesquisa da Maturidade do Processo de Gestão de Riscos no Brasil, que teve como objetivo capturar a percepção do estágio da utilização da Gestão de Riscos como ferramenta de gestão.