Relatório Cibersegurança em Portugal

Relatório Cibersegurança em PortugalCNCS

Résumé: O Relatório Cibersegurança em Portugal – Sociedade 2020 apresenta indicadores atualizados, nomeadamente de 2019, sobre o estado das atitudes, dos comportamentos e da educação e sensibilização, em Portugal, no que diz respeito à cibersegurança. O Relatório incide na componente humana deste domínio, tendo em conta os indivíduos e as organizações.
Considerando os números absolutos, a comparação com a média da União Europeia (UE) e a tendência em relação ao ano anterior, é possível extrair algumas conclusões sobre esta matéria. Verifica-se que os indivíduos e as organizações, em Portugal, não têm ainda o nível de atitudes e comportamentos suficientemente adequados para a melhor proteção possível contra as ameaças do ciberespaço, comparativamente à média da UE.
Não obstante, os dados absolutos e as tendências anuais são, em parte, positivos. A componente educacional e de sensibilização tem vindo a ganhar robustez, apresentando indicadores também mais favoráveis. Em suma, à luz da metodologia adotada numa síntese dos indicadores, o resultado global, ainda que insuficiente, encontra-se junto ao limite do positivo.
Analisando os dados diretamente relacionados com as ciberameaças identificadas no Relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos & Conflitos 2020 (CNCS, 2020a), como o phishing e o software malicioso, é notório que os indivíduos no país tendem a manifestar preocupação com estas ameaças, contudo, não possuem ainda os comportamentos preventivos suficientes.

Télécharger