Relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos e Conflitos – 4ª Edição

Relatório Cibersegurança em Portugal – Riscos e Conflitos – 4ª EdiçãoCentro Nacional de Cibersegurança Portugal

Résumé: A segurança no ciberespaço é cada vez mais relevante na vida das pessoas, das organizações e da comunidade como um todo. Considerar o ciberespaço como uma esfera paralela não é rigoroso face à sua presença em praticamente todas as dimensões da vida económica e social. Por estas razões, o Relatório Cibersegurança em Portugal – tema Riscos & Conflitos, no contexto das análises às ameaças à segurança, propõe uma perspetiva centrada na segurança do ciberespaço, considerando as particularidades sociais e técnicas deste domínio.
Na sua quarta edição, este documento do Observatório de Cibersegurança do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) recolhe os contributos estatísticos e qualitativos de diversas entidades no país que têm visibilidade sobre as ameaças e a sua expressão no ciberespaço de interesse nacional, quer porque são autoridades na matéria, quer porque desempenham funções de apoio à sociedade que lhes permite ter um olhar relevante. Com base nesta recolha e na produção de dados próprios do CNCS, o presente relatório faz um estudo integrado das diversas perspetivas de uma forma que se pretende coerente e abrangente, com particular incidência sobre o ano anterior, neste caso 2022, mas elaborando sobre tendências para 2023 e 2024. O objetivo é disponibilizar à comunidade uma leitura sobre as principais ameaçasao ciberespaço, de modo a fundamentar a definição de estratégias, políticas públicas e análises de risco multissetoriais.
A estrutura do documento divide-se em duas partes principais. Por um lado, a apresentação de dados sobre os incidentes de cibersegurança e os indicadores de cibercrime a afetar o ciberespaço de interesse nacional em 2022. Por outro, considerações sobre as ameaças, tendências e desafios que se colocaram nesta esfera em 2022, mas tendo em conta igualmente 2023 e 2024.

Télécharger