República Federativa do Brasil
Résumé: O Centro Global de Capacidade de Segurança Cibernética (GCSCC ou “ Centro”) procedeu a uma análise da maturidade da capacidade de segurança cibernética no Brasil, a convite da Secretaria do Comitê Interamericano contra o Terrorismo (CICTE), com o qual estabeleceu cooperação, por intermédio de seu programa de segurança cibernética, da Organização dos Estados Americanos (OEA). O objetivo dessa análise era levar o Governo a entender sua capacidade de segurança cibernética, com o intuito de priorizar estrategicamente o investimento em capacidade de segurança cibernética.
Em 19 e 20 de março de 2018, as seguintes partes interessadas participaram de mesas-redondas de consulta: justiça criminal, cumprimento da lei, comunidade de defesa, funcionários de tecnologia da informação e representantes de entidades do setor público, proprietários de infraestrutura crítica, formuladores de políticas, equipes de resposta a emergências informáticas, funcionários de tecnologia da informação do setor privado (incluindo instituições financeiras), empresas de telecomunicações, o setor bancário e parceiros internacionais.
Os pesquisadores do GCSCC visitaram Brasília novamente, um ano depois, para validar os resultados de 2018 e para atualizar adequadamente o projeto de relatório de análise da capacidade de segurança cibernética. A metodologia de coleta de dados, utilizada em março de 2019, foi semelhante à metodologia utilizada no ano anterior. As partes interessadas que participaram das entrevistas do grupo de discussão incluíram representantes do setor acadêmico, operadores da infraestrutura crítica nacional, fornecedores de serviços de telecomunicações e outras entidades do setor privado, ministérios do governo, o Poder Judiciário, encarregados do cumprimento da lei, a comunidade de defesa, o setor financeiro, equipes de resposta a emergências informáticas (CERTs), a mídia, o setor privado e a sociedade civil.