Parceria é um termo estratégico que nem sempre recebe a devida atenção quando o assunto é segurança pública. A dicotomia costuma pautar as diversas esferas de relacionamento na área e pode ser notada fartamente nos processos de integração das atividades policiais, na forma como alguns gestores governamentais se encastelam para a tomada de decisão, na, por vezes, tensa análise entre academia e agentes operacionais, ou na falta de troca de informações entre os poderes constituídos, apenas para citar alguns exemplos.
É na intensificação e no fortalecimento das relações parceiras que reside, contudo, uma grande força motriz capaz de reordenar o sistema de segurança pública do País. Prova disso é a aproximação entre as corporações
e a sociedade, que cunhou o termo “Polícia de proximidade” e que começa a apresentar bons resultados. Esse é o assunto central desta edição de Soluções&Desafios na Segurança Pública.
Também com foco na parceria, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e o Instituto Minas Pela Paz unem forças, a partir desta edição, para produzir em conjunto esta publicação e, assim, auxiliar a construção de caminhos melhores para a segurança pública brasileira.