Miguel Libório Cavalcante Neto
Instituto de Engenharia
Résumé: O Brasil e o mundo atravessam hoje um dos momentos mais emblemáticos da humanidade. Fruto não mais de uma cri se econômica ou financeira, mas de uma cri se sanitária que pode levar a uma débâcle socioeconômica sem precedentes, mais de 188 países se defrontam com a Covid-19, a doença respiratória aguda causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2.
Desde que foi identificada pela 1ª vez na cidade chinesa de Wuhan, em 1 º de dezembro de 2019, a Covid-19 já contagiou 8,2 milhões de pessoas no mundo, contabilizando mais de 450 mil óbitos. A gripe espanhola, uma das mais sintomáticas pandemias do século XX, infectou cerca de 500 milhões de pessoas, com 50 milhões de óbitos entre 1915 e 1926.
Cumprindo seu compromisso de “promover a Engenharia em benefício do desenvolvimento e da qualidade de vida da sociedade”, o Instituto de Engenharia vem se empenhando na discussão e no desenvolvimento de caminhos e soluções que permitam uma rápida recomposição do quadro socioeconômico, com vetor apontado para a retomada da normalidade no pós-crise.
É com es se propósito que o IE apresenta a Série Brasil Pós-Cri se, através de relatórios gerados a par t ir de trabalhos multidisciplinares sobre a necessidade de planejar e executar projetos, se aprofundar nos temas e estruturar soluções que possam ser rapidamente implantadas logo após a retomada das atividades produtivas.