Cláudio Moretti
Résumé: Através da leitura deste livro, o leitor poderá identificar e refletir sobre a evolução da segurança privada no Brasil e como a Segurança Empresarial foi, necessariamente, crescendo e se desenvolvendo com a finalidade de proteger as empresas, não apenas na segurança do patrimônio físico, mas também dos ativos intangíveis, hoje tão valiosos para qualquer empresa.
Os meios de ataques aos negócios possuem ampla ramificação e a imagem e reputação da empresa pode valer muito mais do que todos os seus ativos físicos.
No Brasil, a partir da Lei 12.846/13, chamada de Lei Anticorrupção, trouxe outras preocupações para o gestor de Segurança Empresarial, tendo em vista as pesadas sanções às empresas e a necessária conscientização dos colaboradores.
A Inteligência empresarial ou competitiva é uma outra forma do desenvolvimento de uma atividade milenar, hoje aplicada amplamente aos negócios e à Segurança Empresarial.
A elaboração de cenários prospectivos, cada vez mais aprimorados e aplicados neste segmento, demonstra o desenvolvimento da Segurança Empresarial, trazendo resultados aos planejamentos estratégicos da empresa, lançamento de novos produtos, mas também na identificação de novos riscos e na proteção de ativos do negócio.
Além disso, algumas ferramentas desenvolvidas a partir dos comportamentos das pessoas e, posteriormente, aplicadas na segurança pública, ainda que de maneira isolada e pouco divulgada, serviu para a adaptação dessas ferramentas na segurança empresarial trazendo grande aplicação prática e eficácia.
O livro é uma coleta de diversos artigos já publicados que tratam desses temas, tão relevantes nos dias atuais, e objetiva o desenvolvimento do gestor de segurança, principalmente no início das suas atividades profissionais, para que a partir desta pequena amostra, possa induzi-lo para a pesquisa de novas ferramentas e aprimoramento profissional. Boa leitura!