Márcia Vilma G. Moraes
Maison d’édition Érica
Résumé: Os instrutores devem estar bem preparados para realizar um treinamento. Primeiramente é preciso conhecer todo o processo de uma boa comunicação, o uso de um vocabulário correto, da voz, da expressão corporal, saber empregar os recursos para uma boa apresentação e ter atitudes diante da plateia para que se mantenha atenta às orientações.
A autora Márcia Vilma, especialista em enfermagem do trabalho, docente do curso de graduação Tecnólogo de Gestão em Recursos Humanos e de cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Enfermagem do Trabalho, propõe uma abordagem diferenciada do tema.
Objetiva e didática, a obra fornece conteúdo essencial para a gestão do treinamento, sendo indicada aos profissionais das áreas de saúde ocupacional, segurança do trabalho e recursos humanos. Aborda conflitos de gerações nas organizações, os aspectos relevantes para uma comunicação apropriada e como solucionar as barreiras que a impedem, assim como as técnicas de apresentação aplicadas aos treinamentos.
Descreve o planejamento do programa de treinamento, o plano de aula e o controle da documentação. Comenta as técnicas e os meios de aprendizagem para adultos, analfabetismo, alfabetismo funcional, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento.
Apresenta a escala de avaliação de treinamento com os níveis de análise de reação, aprendizagem de mudança de comportamento e resultado, com modelos de formulário para cada um, além das universidades corporativas, citando resultados práticos.
Destaca os métodos vivenciais em treinamento, como as dinâmicas de grupo, com exemplos de apresentação para treinamentos de integração, quebra-gelo para descontração dos participantes, dinâmica para despertar o trabalho em equipe e a importância da observação, incluindo o Diálogo Diário de Segurança (DDS) e peças de teatro para execução em SIPAT.