Résumé: LUTO, TRISTEZA e ESPERANÇA
Infelizmente, neste ano de 2021, no dia 18 de março, a segurança privada teve um dos dias mais tristes da sua história. Faleceu vítima da covid 19 o nosso querido amigo, o senador Major Olimpio.
O “Senador da Segurança Privada”, como ele mesmo se denominava, era uma pessoa ímpar, um ser humano íntegro e excepcional, um cidadão exemplar, um defensor do Brasil e da população, um guerreiro que, em momento algum, traiu suas convicções. Com uma longa história na segurança pública, ao iniciar a carreira política, sempre fez questão de deixar clara a importância da segurança privada.
Desde que assumiu o primeiro mandato de deputado estadual em São Paulo, em 2011, fez do desenvolvimento da nossa atividade uma bandeira. Já em Brasília, como deputado federal e, depois, senador, sempre caminhou ao nosso lado. Foi fundamental para que a Câmara dos Deputados votasse o Estatuto da Segurança Privada, em 2016. No Senado, vinha trabalhando nos últimos dois anos para que a votação fosse concluída na Casa. Além disso, lutava para alterar as propostas de Reforma Tributária apresentadas até o momento, que ampliam a carga de impostos das empresas.
Da dor pela perda, da longa batalha que temos enfrentado contra a covid, precisamos tirar a força e o exemplo para continuarmos lutando pelo nosso segmento. Dois mil e vinte e um se apresenta como mais um ano difícil. O término dos programas de apoio do governo federal em dezembro de 2020 tornou a vida das empresas ainda mais complicada. As projeções de inflação têm sido revistas para cima constantemente.
Medidas paliativas por parte das próprias empresas e do governo podem ser tomadas, mas não resolvem o problema em definitivo. Estamos chegando ao limite. A vacinação em massa é a solução mais consistente no momento.
O próprio ministro da Economia, Paulo Guedes, tem repetido esse mantra, e consultores do mercado também. Assim, a esperança de uma retomada mais efetiva da economia ainda em 2021 passa necessariamente pela imunização em massa no Brasil. Temos um diferencial em relação a vários países, dois laboratórios, Butantan e Fiocruz, já produzindo vacinas em solo nacional.
Vamos seguir juntos, lutando, brigando, ajudando-nos, como o nosso grande amigo Major Olimpio nos ensinou.
Minha solidariedade a familiares, amigos e admiradores.
Jeferson Nazário
Presidente da Fenavist