Revista Fenavist – Ano XIX – N 39 – Dezembro 2021

Revista Fenavist – Ano XIX – N 39 – Dezembro 2021Résumé: MAIS UM ROUND

Estamos próximos do final de mais um ano. E só consigo pensar que, na nossa luta diária pela sobrevivência do segmento, vencemos mais um round. O ano de 2021, infelizmente, foi tão duro e cheio de desafios quanto os últimos.
Calma, antes que se iniciem os questionamentos, é óbvio que temos algo muito importante a comemorar e, talvez, seja a maior vitória do ano, a vacinação em massa da população brasileira e a redução gigantesca dos números de casos e mortes provocados pela covid-19 nos últimos três, quatro meses.

Essa mudança de cenário é sim um alento e vislumbre de perspectivas mais positivas, mas não podemos pensar que a luta está completamente vencida nem nos esquecermos de todas as famílias que perderam entes queridos.

Passamos os últimos doze meses batalhando diariamente. A crise econômica se acentuou. Inflação e dólar disparados, bolsa em queda em vários momentos impuseram ainda mais desafios à nossa atividade. O cobertor que era curto encolheu mais um pouco. Para sobreviver, fomos obrigados a nos reinventar a cada vinte e quatro horas, não só dentro das nossas empresas, mas também nas entidades que representamos.

A Fenavist, ao lado dos sindicatos, atuou de todas as maneiras para minimizar todos os obstáculos que se apresentaram aos atores do segmento. Conseguimos muitas conquistas, no entanto, admito que uma grande frustração permaneceu. Novamente, o Senado relegou uma das pautas mais importantes do País por tudo que representa:
o Estatuto da Segurança Privada. Mas, não desistiremos dessa batalha. Esse round está apenas empatado, e tenho certeza de que venceremos, assim como contribuiremos para uma mudança estrutural na sociedade brasileira. O Selo e a Cartilha “Segurança sem Preconceito”, que lançamos juntamente com a Associação Brasileira de Cursos e Aperfeiçoamento de Vigilantes (ABCFAV), fazem parte dessa nossa luta.

O lançamento dessa campanha em meio a tantas dificuldades é só mais uma das ações que comprovam o quanto a segurança privada tem papel fundamental no Brasil. Também serve de combustível para que iniciemos 2022 com as esperanças renovadas e prontos para todos os rounds que precisemos lutar.

Para a segurança privada brasileira, a opção desistir não existe. Sempre vamos até o fim para conquistar nossos objetivos.

Um feliz natal e um excelente ano de 2022!

Jeferson Nazário
Presidente da Fenavist

Télécharger