Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Résumé: Desenvolver a pesquisa no campo da segurança pública requer a existência de mentes críticas, objetivas e racionais que oportunizem fomentar um conjunto de conhecimentos, capazes de auxiliar na compreensão da atual realidade e, efetivamente, orientar a elaboração de políticas e ações institucionais com foco no interesse público.
Nesse sentido, o resultado das pesquisas tem aplicações muito objetivas – o que se contrapõe à inexplicável dicotomia Teoria X Prática insistentemente defendida por alguns, principalmente quando se percebe resultados pouco expressivos, com elevados investimentos de capital, trabalho e empenho humano.
A Revista Preleção é um meio de comunicação com produção e divulgação democrática e pluralista. Visa fomentar a investigação científica neste campo quase inexplorado e de incontáveis possibilidades: o da segurança pública. De forma planejada, a revista é elaborada e redigida de acordo com a metodologia consagrada pela Ciência, sendo aprimorada pelo caminhar da primeira até esta terceira edição. Tudo com inspiração na necessidade de conhecer, um dos elementos essenciais da existência humana.
No século XXI, o contexto da atividade de segurança pública exige o uso de tecnologias e informações necessárias como insumos para o planejamento das estratégias e ações policiais. Estas novas demandas acabam por produzir um grande impacto na Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, que completa seus 173 anos e busca adaptar-se aos novos tempos.
Nesse viés, os artigos publicados poderão parecer críticos, na medida em que promoverão o questionamento racional de práticas e posicionamentos historicamente consolidados. Destaca-se, sobretudo, que tais trabalhos buscam construir opiniões sólidas, de forma a colaborar para o estabelecimento de posições diferenciadas.
Obviamente, tal esforço não prescindirá de provas e argumentos técnico-científicos, o que mitigará o efeito de subjetivismos e pessoalidades, embasadas simplesmente no conhecimento empírico. A objetividade científica busca trazer à discussão questões relevantes, bem como descortinar caminhos de possíveis soluções.
É fato que hoje, boa parte dos trabalhos desenvolvidos pelos pesquisadores da segurança pública, quer sejam policiais acadêmicos ou estudiosos ligados à área, carecem de veículos que possam dar vazão ao conhecimento produzido, de forma sistematizada, bem como disseminar pontos de vista e opiniões fundamentadas que possam trazer ao debate, questões que contribuam com possibilidades de melhoria do desempenho das instituições policiais.
Esta é a essência da terceira edição da Revista Preleção, representando a continuidade dos esforços de difusão do conhecimento, com artigos que foram selecionados para estimular a efervescência intelectual, necessária aos processos de transformação social.