Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Résumé: Data de 1835 a criação da Polícia Militar do Espírito Santo – PMES. Segundo pesquisas, a atividade de ensino foi estruturada na Corporação no ano de 1924, quando da criação da Companhia Escola, instalada no Quartel do Moscoso – antiga sede da Força Pública.
Com base nesta data, no mês de agosto de 2008, comemora-se os 84 anos do ensino policial militar, sendo o momento de render justas homenagens aos professores civis e militares, alunos e aos integrantes da Diretoria e Ensino e Instrução – DEI e do Centro de Formação e Aperfeiçoamento – CFA, e como parte das comemorações, ocorre o lançamento da 4ª Edição da Revista Preleção.
Neste ano, temos vários cursos em andamento, destacando-se o Curso Superior de Polícia – CSP destinado aos Oficiais Superiores que efetivamente estão em níveis estratégicos de Chefia e Comando das Unidades da Corporação. Em fase de conclusão temos o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais – CAO, em que os Capitães-Alunos apresentam seus trabalhos científicos, catalogados nesta edição. O Curso de Formação de Oficiais – CFO 2° Ano está em andamento na Polícia Militar de Minas Gerais. Cumprindo o plano de carreira, está em andamento o Curso de Habilitação de Sargentos – CHS, destinado a capacitar nosso nível de gerência operacional. O Curso de Formação de Soldados – CFSd, também em andamento, visa formar novos policiais militares dentro de uma doutrina profissional de mediação de conflito e garantia de direitos dos cidadãos.
Além destes cursos regulares, a PMES possui uma previsão de cursos de capacitação em seu calendário anual, bem como está enviando policiais militares para participarem de cursos em outras corporações.
A meta é avançar cada vez mais, iniciando estudos para oferecer cursos a distância, o que parece ser perfeitamente viável aos interesses da Corporação, garantindo a formação e qualificação permanente baseada na constante atualização tecnológica e profissional, abrangendo o espaço geográfico do Estado do Espírito Santo, dentro do tempo disponível de estudo e de forma a reduzir custos sem perder em qualidade.