Polícia Militar do Estado do Espírito Santo
Résumé: O senso crítico diverge do senso comum pela análise, a reflexão e a pesquisa diante de um ponto controverso, resultando numa conclusão ao final de um estudo. Sua essência é muito mais benéfica ao indivíduo do que o senso comum, pois utilizando o senso crítico, pensamos, refletimos e aprimoramos nosso intelecto, desenvolvendo uma visão holística voltada para o questionamento e busca de novas possibilidades. Com o senso crítico nos tornamos mais analíticos, ponderados e desenvolvemos o raciocínio lógico e metódico para formular nossas conclusões e opiniões.
É assim que as áreas do conhecimento humano evoluem e vão se aprimorando ao longo do tempo, o que certamente traz inúmeros benefícios para todos. A dimensão científica vem ganhando espaço nos conhecimentos da Policiologia e nas formas de abordagem das ciências da criminologia e criminalística. A segurança pública passa a integrar os fóruns nacionais e estaduais de debate e torna-se tema da campanha da fraternidade.
Neste sentido, a Revista Preleção vem suprir a ausência de um informativo específico para a publicação de trabalhos científicos ligados à área de segurança pública no Estado do Espírito Santo, baseando-se na existência de revistas científicas publicadas por outras instituições que serviram de modelo. A Preleção inicia seu 3° ano de existência consolidando-se como um veículo de difusão dos pensadores de segurança pública, trazendo para o campo das idéias, assuntos controversos e experiências que merecem ampla discussão.
O sucesso deste periódico é atribuído ao elevado nível dos artigos publicados pelos autores que desenvolvem o estudo e pesquisa na área de segurança pública, atingindo seu objetivo de divulgar e fomentar a pesquisa na PMES, focando assuntos ligados à área de segurança do cidadão, contando também com a disponibilidade e envolvimento voluntário de todos os participantes, bem como a grande receptividade da comunidade acadêmica.
Com a 5ª Edição, a revista atinge o reconhecimento por diversos segmentos da sociedade, cujo conhecimento disponibilizado em seu conteúdo, possui um valor imensurável e o retorno traduz-se no crescimento e no desenvolvimento profissional dos servidores públicos que atuam na segurança e defesa social.