Instituto da Defesa Nacional – Portugal
Résumé: A estruturação em rede das sociedades mais desenvolvidas e a criação do ciberespaço são traços fundamentais do ambiente estratégico do século XXI. O ciberespaço constitui um vetor estratégico privilegiado para o desenvolvimento cultural, social, económico e para a defesa dos valores das modernas sociedades da informação, requerendo por essa razão uma clara perceção do quadro das ameaças e vulnerabilidades a ele associadas.
Dentro deste âmbito, considera-se que o modo pelo qual os diferentes agentes fazem uso da informação conduz, de forma simultânea, ao aparecimento tanto de novas oportunidades como de novas ameaças no ciberespaço, trazendo, deste modo, para a condução política e estratégica dos Estados importantes consequências.
A presente monografia é o resultado da cooperação que, durante os anos de 2012 e 2013, o Instituto da Defesa Nacional (IDN) de Portugal e a Escuela de Altos Estudios de
la Defensa (EALEDE) do Centro Superior de Estudios de la Defensa Nacional (CESEDEN) mantiveram em torno de um tema de plena atualidade: a Cibersegurança.